A final e a entrega das premiações acontecem no dia 20 de setembro em Barra da Estiva | FOTO: Reprodução | |
Os interessados em participar da disputa devem procurar a EBDA ou as Secretarias Municipais da Agricultura de Barra da Estiva ou Ibicoara, levando dois quilos de amostra de café já beneficiado. O material será encaminhado para o laboratório da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), para análise do teor de pureza. As inscrições acontecem até o próximo dia 6 de setembro.
A final e a entrega das premiações acontecem no dia 20 de setembro, no Salão Pastoral Dona Pequena, no Centro de Barra da Estiva. Ocorrerá premiação do 1º ao 5º colocado no café natural, e do 1º ao 4º no café despolpado. As amostras vencedoras disputam prêmios como derriçadeiras de café, roçadeiras, pulverizadores costal manual e dois tratamentos de adubação e prevenção de doenças. O júri será constituído por compradores e especialistas em café, que irão avaliar um conjunto de elementos para certificação como acidez, aroma, suavidade entre outras características.
O chefe do Escritório da EBDA de Barra da Estiva, Álvaro Ferraz, comenta que o evento é positivo para região. “A partir desse concurso o café produzido por nossos agricultores familiares pode ganhar mais visibilidade no cenário nacional. O atual título nacional de melhor café natural pertence a uma produtora familiar de Barra da Estiva assistida pela EBDA. Aqui serão avaliados cafés especiais de qualidade e que tem assistência técnica contínua na produção dada pela EBDA, o que já garante boa procedência”, disse o técnico. O evento é promovido pelas Prefeituras de Barra da Estiva e Ibicoara, e vai reunir pequenos e grandes produtores de café. Informações Jornal da Chapada
Compartilhar WhatsApp