Prefeito teve casa invadida por água 'até o teto' após temporal na Bahia - Ibicoara de Todos

Prefeito teve casa invadida por água 'até o teto' após temporal na Bahia

Enxurrada em Lajedinho destruiu imóveis e afetou 70 famílias desabrigadas.
Gestor quer decretar estado de calamidade pública na segunda-feira (9).

http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Chuva destruiu casas em Lajedinho, na Chapada Diamantina (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
O prefeito do município de Lajedinho, que ficou destruído por conta de uma enxurrada que atingiu a cidade noite de sábado (7), diz que teve a casa invadida e destruída pela força da água. Em conversa com o G1, Antônio Mário Lima contou sobre a tensão que ele e os moradores da cidade passaram durante o forte temporal. Até as 18h55, foram registradas 10 mortes.
“A minha casa também foi atingida como a de tanta gente, a água chegou até o teto. As pessoas estavam assustadas. A chuva estragou tudo na prefeitura, só ficou a estrutura do prédio. A Secretaria de Processo Social, a Secretaria de Saúde e o posto de saúde também”, disse o prefeito.
Lajedinho recebe assistência de municípios vizinhos. O prefeito afirmou ao G1 que na segunda-feira (9) vai declarar estado de calamidade pública.
O gestor também comentou que a cidade passou por um longo período de estiagem, o que pode ter agravado as consequências causadas pela chuva.
“Passamos por um período de estiagem de aproximadamente cinco anos, com poucas chuvas bem rápidas. Dessa vez choveu muito, 120mm em 2 horas, e com o solo seco a situação se agravou, porque estamos em uma região de vale.", disse o prefeito que acompanha as operações na cidade.
Segundo o prefeito e a Defesa Civil, entre as 10 vítimas, dois corpos foram arrastados pela enxurrada para fora da cidade e encontrados por um fazendeiro, já no limite com o município de Ruy Barbosa, a 8km de distância. A gestão municipal contabilizou até o meio da tarde que 70 famílias perderam suas casas.
Temporal
Um temporal causou destruição e mortes na noite de sábado (7), no município de Lajedinho, a cerca de 355 km de  Salvador, na região da Chapada Diamantina.

http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/
De acordo com a Defesa Civil, choveu em 2 horas cerca de 120mm. O imóvel da Prefeitura de Lajedinho também foi atingido pela enxurrada, diversos equipamentos e documentos foram destruídos. A sede da Assistência Social também foi afetada.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Sérgio Luz, as buscas por pessoas desaparecidas continuam. Por volta das 12h40, o órgão tinha a informação de dez desaparecidos. De acordo com dados do IBGE, Lajedinho possui cerca de 4.079 habitantes.
Paulo Sérgio Luz informou que na lista dos mortos estão: Valéria Cruz Lima (idade não informada), Luiza Santos Lima (idade não informada), Tharso Lima dos Santos, 4 anos, que faziam parte da mesma família; Cátia Fernanda de Jesus Santos (idade não informada), Sirlene Santos da Silva, 16 anos, Valdete Maria de Jesus, 40 anos e Ilza Cavalcante da Silva, 68 anos. Três pessoas ainda não tinham sido identificadas. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba, cidade próxima ao município de Lajedinho.
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/
Uma equipe da Defesa Civil foi enviada em caráter emergencial ao município na manhã deste domingo. Eles procuram por escolas e ginásios na região que possam servir de abrigo para as vitimas. Cobertores, colchões e alimentos também são levados. Ainda de acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% do comércio de Lajedinho foi destruído.
O vice-governador do estado, Otto Alencar, esteve em Lajedinho e afirmou que o cenário é de muita destruição. "Houve uma tromba d'água, que começou 11h da noite e foi até 1h30 da manhã. Choveu 120mm. O solo estava completamente descoberto por causa da seca", afirmou.
O professor Eliude Carvalho da Silva, morador de Lajedinho há 16 anos, relatou ao G1 a ocorrência de duas mortes em sua família e a informação de que ainda há conhecidos e parentes desaparecidos. "Duas pessoas da minha família morreram. Minha cunhada e meu sobrinho", afirmou na manhã deste domingo.
De acordo com o morador, a cidade fica em uma região de vale. "Fica em uma baixada. Isso [alagamento] já aconteceu no ano passado. A chuva foi muito forte, e associado a essa chuva, vem trazendo mato da cabeceira do rio", conta.
O morador Marcos Antônio Oliveira registrou as imagens de destruição e caos na cidade e contou, em entrevista ao G1, que os bairros afetados ficaram sem energia elétrica e sem abastecimento de água. Ele também aponta que esta não é a primeira vez que a cidade é afetada por um grande temporal. "Três vezes que isso já acontece e não fazem nada. Com vítimas foi a primeira vez", diz.
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Depois da chuva, carro ficou fora do chão em garagem (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Chuva em Lajedinho destruiu também a sede da prefeitura (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

  •  
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Chuva em Lajedinho deixou cidade destruída, na Bahia (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Cidade ficou com cenário de destruição neste domingo (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Chuva em Lajedinho, na Bahia, começou na noite de sábado (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Rua da cidade ficou intransitável durante a chuva no sábado (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp