Lençóis testa sistema de controle de hospedagem com aplicativo - Ibicoara de Todos

Lençóis testa sistema de controle de hospedagem com aplicativo

Turista também consegue ter acesso ao nome e telefone do estabelecimento, número total de quartos e taxa de ocupação de cada um dos meios de hospedagem

Acompanhar em tempo real a ocupação hoteleira em períodos de grande movimentação já é uma estratégia de planejamento de quem trabalha com turismo ou dos turistas que pretendem viajar para Lençóis, principal destino na Chapada Diamantina. Em funcionamento desde 2013, implantando pela Secretaria de Turismo, o município teve média de ocupação de 72,7% nos feriados, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (19).

O Festival de Lençóis registrou a maior taxa de ocupação (94,7%), seguido do Réveillon (86,3%), Feriado da Proclamação da República (78,5%), em novembro, no São João (63,5%) e na Semana Santa (53,9%), que teve menor taxa.
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/
Lençóis testa sistema de controle de hospedagem com aplicativo (Foto: Divulgação)

Através do sistema online Controle de Hospedagem, o turista também consegue ter acesso ao nome e telefone do estabelecimento, número total de quartos e taxa de ocupação de cada um dos meios de hospedagem. “A proposta é compartilhar esta ferramenta com empresários e turistas e oferecer informações frequentes sobre os locais que ainda tem vaga ou não”, explica Michelle Nonato, secretária de Turismo do município. 

O sistema deve ter seu primeiro grande teste de 2014 durante o Carnaval. Quem pensa em viajar até Lençóis poderá consultar pela internet onde ainda existem vagas em hotéis, pousadas e campings da cidade.

“Antes do Controle de Hospedagem, não tínhamos dados sobre a ocupação real nos estabelecimentos em períodos de grande demanda como alta temporada, eventos e feriados. No ano passado, disponibilizamos um link para consulta pública com informações sobre os meios de hospedagem que ainda possuíam vagas durante o Festival de Lençóis, o que ajudou bastante os visitantes de última hora”, conta Nonato. “A utilização do sistema em 2014, irá permitir análises comparativas e ajudará no planejamento de ações estratégicas de promoção e comercialização do destino”, completa.

Software
Criado pela Bocapio Comunicação & Tecnologia, startup voltada para inovação tecnológica em áreas turísticas, o software Controle de Hospedagem foi desenvolvido para registrar e acompanhar o fluxo de turistas que viaja para conhecer as belezas de um dos destinos mais bonitos da Chapada. 

“Com esta ferramenta, é possível gerar estatísticas sobre a taxa de ocupação em qualquer período, aumento ou decréscimo do número de turistas em comparação com períodos anteriores por estabelecimento, distribuição da massa de turistas por estabelecimento, dentre outras”, explica Lucas Miranda, diretor de tecnologia da empresa.

O software está em fase de teste desde março do ano passado em Lençóis (BA), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. “Como segunda etapa, é possível integrar este software com outros, tais como Facebook, sistemas utilizados nos hotéis e pousadas e também com outras cidades da região”, adianta Miranda.

Sinal vermelho para baixa ocupação
 Através das estatísticas do ano passado é possível prever atenção especial para a Semana Santa, que teve os mais baixos índices de ocupação. “Os dados inseridos no sistema geram informações fidedignas essenciais para o planejamento do turismo no município e para o desenvolvimento de um bom trabalho do poder público e do trade”, afirma a Secretária.

Para o empresário Edvaldo Pereira, o feriado prolongado junto com Tiradentes deve ajudar a aumentar as vendas. “Mas, para ajudar, também estamos oferecendo pacotes com preços razoáveis”, explica. Romarco Cavalcanti, da Pousada Bons Lençóis, por sua vez, aposta nas promoções de última hora para atrair o cliente.

“O pacote já está pronto, mas caso sobrem vagas próximo à data, daremos um desconto no valor da diária para preencher todos os quartos”, conta. Os dois estabelecimentos estão entre os que registraram a maior média de ocupação no ano passado, segundo a pesquisa. Informações Correio24hs
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp