Novos painéis no Centro Histórico de Salvador resgatam a cultura baiana - Ibicoara de Todos

Novos painéis no Centro Histórico de Salvador resgatam a cultura baiana

Mais dois painéis em grafite foram finalizados no Centro Histórico de Salvador (CHS), como parte do projeto de arte de rua produzida pelo grupo de grafiteiros do Coletivo Musas e do Salvador Meu Amor. A proposta da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), é a criação de um roteiro de exposição a céu aberto em muros e fachadas das áreas que estão sendo requalificadas na região. 

Mulher de Roxo - Ladeira da Praça (Foto: Ascom Dircas/Conder/Sedur)
Mulher de Roxo - Ladeira da Praça (Foto: Ascom Dircas/Conder/Sedur)
As obras podem ser vistas na Praça dos Veteranos, na Baixa dos Sapateiros e nas ladeiras do Pax e da Praça. “A linguagem de arte de rua é muito importante para o reconhecimento da nossa identidade cultural. Na medida em que eles trabalham, observamos o número de pessoas que chegam sugerindo a inclusão de desenhos. Uma forma de integração da comunidade à arte e à valorização do patrimônio”, afirma a diretora do Centro Antigo, Beatriz Lima. 

Menino da Pipa - Praça dos Veteranos (Foto: Ascom Dircas/Conder/Sedur)
Menino da Pipa - Praça dos Veteranos(Foto: Ascom Dircas/Conder/Sedur)
Em todos os murais está sendo seguida uma mesma linha de criação - o resgate da cultura baiana e uma homenagem aos personagens que representam um pouco da história do Centro Histórico, a exemplo da ‘Mulher de Roxo’, na Ladeira da Praça, que ganhou uma releitura. 

O primeiro painel, o ‘Xaréu e o Menino do Pelô’, na Praça dos Veteranos, foi inspirado na música ‘Milagres do Povo’, de Caetano Veloso. “As cores vibrantes representam a alegria do nosso povo e, no menino descalço, as nossas raízes”, ressalta Maurício Galvão, que, junto com Júlio Costa e Bigode Silva, idealizou o projeto. O cinema ganha destaque na Ladeira do Pax, junto com a criança descendo a ladeira, no carrinho de rolimã. Outras imagens típicas da Bahia, como a do saveiro e da rainha das águas completam o painel. Informações Secom Bahia - Secretaria de Comunicação Social
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp