Jornalista que não pôde tirar passaporte com black power mostra documento - Ibicoara de Todos

Jornalista que não pôde tirar passaporte com black power mostra documento

A jornalista divulgou uma montagem para mostrar como ele ficaria caso ela pudesse sair com o cabelo solto na imagem

Montagem foi feita pelo programa Encontro com Fátima Bernardes (Foto: Reprodução/Facebook)
Montagem foi feita pelo programa Encontro com Fátima Bernardes (Foto: Reprodução/Facebook)
A baiana Lília de Souza mostrou como ficou o seu passaporte depois de não conseguir tirar a foto para o documento com o seu cabelo black power. A jornalista divulgou uma montagem para mostrar como ele ficaria caso ela pudesse sair com o cabelo solto na imagem.

Segundo Lília, ela só exibiu a imagem do passaporte motivada por um caso semelhante que aconteceu no Rio de Janeiro: "Muitas pessoas, inclusive alguns portais, pediram para que eu divulgasse como ficou a foto do meu passaporte. Resisti um pouco, pois a semana em que fiz o desabafo e a seguinte foram bem difíceis", explica a jornalista.

O problema com o passaporte aconteceu no posto da Polícia Federal no SAC do Salvador Shopping. Agentes da Polícia Federal perguntaram se ela poderia prender seu cabelo black power, pois o sistema de imagens não estava aceitando a foto gerada, por conta dos cabelo da jornalista. 

"Falaram: "o problema é o seu cabelo". Achei muito estanho ouvir isso, mas não cogitei não fazer o passaporte. Estava chateada, mas disse "se não tem jeito, tá". Aí peguei um elástico de borracha para prender o cabelo. Tenho uma relação muito forte com a minha identidade negra", narrou a jornalista para o jornal O Globo.

Após repercussão do caso da jornalista baiana que tentou renovar o passaporte em Salvador, a Polícia Federal, através de nota,  informou que utiliza padrão internacional para realizar o procedimento.

Na nota, o órgão explica que o sistema pode reprovar uma foto capturada por inúmeras razões. " A PF adota sistema com o padrão da Organização da Aviação Civil Internacional - OACI / ICAO, "aplicando metodologia universalmente aceita". O chamado padrão ICAO exige que a foto preencha requisitos mínimos para subsidiar a identificação dos viajantes. 
Informações Correio24hs
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp