Aldri Anunciação inicia série de visitações nesta quinta-feira (28).
Camaçari, Simões Filho e Dias D'Ávilla estão entre cidades contempladas.
Informações G1 BA
Aldri Anunciação e Flávio Bauraqui na peça "Namíbia, não!, inspirada em livro " (Foto: Sandra Delgado) |
O dramaturgo baiano Aldri Anunciação, que recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura 2013 pelo livro "Namíbia, não!", irá visitar dez escolas da rede pública de ensino na região metropolitana de Salvador entre o final do mês de maio e início do mês de junho. Além das visitas seguidas de debates, o livro premiado deve ser distribuído entre professores e estudantes.
As visitações começam nesta quinta-feira (28), em Camaçari. Depois, seguem para Simões Filho, em 4 de junho e Lauro de Freitas, no dia 11 de junho. Os municípios de Dias D'Ávila, Candeias, Vera Cruz, Salinas da Margarida, Itaparica e Madre de Deus também serão contemplados pelo projeto, mas as datas ainda não foram divulgadas.
Chamado de "O Livro Itinerante - O Autor Encontra seu Leitor", o projeto foi idealizado pelo próprio Aldri Anunciação. O autor se desloca até as escolas públicas destas cidades, onde realiza palestras de 1h de duração para os alunos, seguidas de debate e sessão de autógrafos.
Para cada escola serão doados duzentos livros de "Namíbia, não!". Os nomes das escolas que serão visitadas ainda não foram divulgados.
saiba mais
Prêmio Jabuti
Aldri Anunciação venceu o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil, com o livro "Namíbia, Não!", em apuração realizada no dia 17 de outubro de 2013, na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em Pinheiros, São Paulo. O prêmio é considerado o mais importante da literatura brasileira.
Aldri Anunciação venceu o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil, com o livro "Namíbia, Não!", em apuração realizada no dia 17 de outubro de 2013, na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em Pinheiros, São Paulo. O prêmio é considerado o mais importante da literatura brasileira.
A obra ficcional, baseada na peça de mesmo nome, remete o leitor ao ano de 2016, quando o governo brasileiro obriga todos os afrodescendentes a regressar imediatamente à África, refletindo, em pleno século XXI, como seria o revés da diáspora vivida pelo povo africano durante o Brasil escravocrata. No teatro, o espetáculo "Namíbia, Não!" foi vencedor do Prêmio Braskem 2011, na categoria "Melhor Texto". A peça tem direção de Lázaro Ramos e conta com o próprio Aldri Anunciação como um dos atores do espetáculo.
Em segundo lugar do Jabuti ficou a obra "Os Anjos Contam Histórias", do escritor Luiz Antônio Aguiar, e em terceiro, o livro "Ouro dentro da cabeça", de Maria Valéria Rezende. Nesta quinta-feira também foram divulgadas as obras vencedoras de outras 26 categorias. O resultado pode ser conferido no site do prêmio. Os vencedores dos melhores livros do ano de ficção e não-ficção serão divulgados no dia 13 de novembro.