Governo homologa emergência em mais três cidades do interior

Governo homologa emergência em mais três cidades do interior

Por Rodrigo Anjos

Os municípios de Formosa do Rio Preto, Ribeira do Pombal e Santa Bárbara sofrem com o longo período de estiagem e aguardavam o suporte oficial do estado

Informações bahia.ba
(Foto: Manu Dias/ Secom)

O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (5) publicou a homologação dos decretos municipais de situação de emergência em Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, Ribeira do Pombal, no nordeste, e Santa Bárbara, no centro norte, devido ao longo período sem chuvas que tem causado prejuízos às atividades econômicas das cidades e interferido no cotidiano dos moradores.
No caso de Ribeira do Pombal, os efeitos da decisão, com prazo de 90 dias, são retroativos ao dia 27 de julho e aplicados à zona rural do município. Em Santa Bárbara, trata-se da prorrogação por mais 90 dias do decreto homologado no dia 3 de maio para toda a cidade. No município de Formosa do Rio Preto o prazo é de 180 dias e os efeitos são retroativos a 28 de junho, data da determinação local.
Os atos são baseados nos estudos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) e prevêm a dispensa na licitação de demandas de urgência para suprir as localidades atingidas pela seca. O governo estadual fica responsável por enviar às cidades equipes de suporte para atender as carências provocadas pela falta das chuvas.
Outros decretos – As cidades de Itatim, no centro norte baiano, e Santa Rita de Cássia, no oeste, também passaram a receber os benefícios especiais por causa da estiagem nesta quinta-feira (4).
Feira de Santana – No mesmo sentido, o conselho da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana, no centro norte baiano, define, nesta sexta-feira (5), se também decreta a situação de emergência do município por causa dos baixos índices pluviométricos registrados na região em 2016.

#buttons=(Aceito!) #days=(365)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Go it!