Cartilha do Participante divulgada pelo Inep afirma que candidatos que incitarem qualquer tipo de violência ou “justiça com as próprias mãos” terão redações zeradas
Informações bahia.ba(Foto: Reprodução) |
Os estudantes que defenderem ideias contrárias aos direitos humanos em seus textos durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) receberão nota zero, de acordo com a Cartilha do Participante divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A proibição inclui a incitação a qualquer tipo de violência. Seja motivada por raça, etnia, gênero, religião, condição física, geográfica ou socioeconômica. Discursos de “ódio”, execução e “justiça com as próprias mãos” são outros exemplos de argumentos que não consideram os direitos humanos.
Na prova realizada no ano passado, o tema da redação foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Os textos que estimulavam a perseguição a qualquer crença, seita e ideias de cerceamento de liberdade foram anulados. Segundo o Inep, a prova do Enem sempre exigiu respeito aos direitos humanos, mas só em 2013 a obrigatoriedade sob pena de anulação apareceu no edital.
Neste ano, a prova do Enem será dividida em dois domingos diferentes. A redação será aplicada no dia 5 de novembro.
Compartilhar WhatsApp