Ambientalistas pedem ao MP proibição de extração mineral na Serra do Orobó na Chapada Diamantina

Ambientalistas pedem ao MP proibição de extração mineral na Serra do Orobó na Chapada Diamantina

Por Rodrigo Anjos

A serra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico, que é protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora

Informações Jornal da Chapada
Serra do Orobó  entre Ruy Barbosa e Itaberaba (Foto: André Lacerda)
Serra do Orobó entre Ruy Barbosa e Itaberaba (Foto: André Lacerda)
Ambientalistas moradores da região da Serra do Orobó, que fica entre os municípios de Ruy Barbosa e Itaberaba, ambos na Chapada Diamantina, estão se mobilizando para fazer com que o Ministério Público Estadual (MPE) proíba quaisquer atividades de mineração na serra. Segundo eles, o lugar “corre risco de um desastre ambiental irreversível pelas atividades de mineração da empresa Rica Mina LTDA”. A serra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), que é protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora.


A questão é que as atividades de mineração podem contaminar as águas e mananciais e prejudicar a fauna e flora de toda a região. Sendo que a serra tem grande importância e valor para toda a população que usufrui da área como lazer e esporte, para a região, por conta das nascentes. Para eles “Este ecossistema precisa ser preservado e não precisa da exploração de minério. Existem outras formas de trazer benefícios econômicos através da preservação, como o turismo ecológico e esportes ligados a natureza, como o trekking”, disse o grupo em nota divulgada na internet.

#buttons=(Aceito!) #days=(365)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Go it!