Segundo dados da Conab Brasil colherá 50,92 milhões de sacas de café neste ano

Segundo dados da Conab Brasil colherá 50,92 milhões de sacas de café neste ano

Por Rodrigo Anjos

Resultado representa uma redução de 17,4% em relação a 2018

Informações Agência Brasil
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A segunda estimativa de safra do café divulgada hoje (16) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que o Brasil deve colher 50,92 milhões de sacas de café beneficiado, das espécies arábica e conilon, este ano. O resultado representa uma redução de 17,4% em relação a 2018. 

Segundo a Conab, a queda é resultado da bienalidade negativa dos cafezais, “um fenômeno natural que ocorre com a cultura e faz com que sua produtividade seja maior em um ano e menor no ano seguinte”. Apesar da redução na estimativa, o Brasil permanece como o principal produtor e exportador mundial de café. 


O café arábica, que representa uma produção de 72% do total e é mais influenciado pela bienalidade, deve alcançar 36,98 milhões de sacas, uma redução de 22,1% em comparação à temporada anterior.

A produção de conilon está estimada em 13,94 milhões de sacas, uma diminuição de 1,7% em relação a 2018. De acordo com a Conab, essa queda é consequência da redução da área plantada na Bahia e em Minas Gerais, somada à diminuição da produtividade no Espírito Santo devido a fenômenos climáticos. 

#buttons=(Aceito!) #days=(365)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Go it!