Brigadistas contêm focos de incêndio na Chapada Diamantina em atuação na madrugada

Brigadistas contêm focos de incêndio na Chapada Diamantina em atuação na madrugada

Por Rodrigo Anjos

“Nós conseguimos debelar um foco entre Rio de Contas e Livramento, ficou ainda um pouco por lá. Esta quarta sobem duas turmas de brigadistas para acabar com o fogo aqui”, contou o presidente da brigada 'Os Guerreiros'.

Informações Jornal da Chapada
 O foco de incêndio tinha voltado, mas foi contido e segue em combate para debelar de uma vez as chamas (Foto: Divulgação)

Em conversa com a impressa, o presidente da brigada ‘Os Guerreiros’, de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda, afirmou que a atuação dos combatentes na madrugada desta quarta-feira (6) debelou parte do incêndio entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na área da Serra das Almas. “Nós conseguimos debelar um foco entre Rio de Contas e Livramento, ficou ainda um pouco por lá. Esta quarta sobem duas turmas de brigadistas para acabar com o fogo aqui”, contou. Segundo ele, a pressa para voltar para sua cidade é que lá também há combate a incêndios florestais acontecendo neste momento.


Em Rio de Contas eles estiveram com brigadistas do grupo Gaviões da Chapada e passaram a noite em claro, trabalhando no horário em que os bombeiros militares não atuam no combate. Eles foram em uma equipe com 15 brigadistas para a Serra das Almas. “Subimos a serra a pé, porque o acesso é ruim. Escalamos, teve até bota de brigadista que arrancou o solado, mas conseguimos debelar com sucesso, junto com os ‘Gaviões’ e brigadistas de Ituaçu”, contou Edvaldo.

Essas chamas foram parcialmente controladas após uma reignição natural do fogo. Mas nesse mesmo dia chegou ao local o reforço de 27 brigadistas de cidades da região, dentre eles os de Barra da Estiva, Ituaçu, Andaraí e Seabra. Nesta quarta completa oito dias do incêndio, que já consumiu 1.200 hectares de mata. Todo parque tem área de 4.375 hectares.


“O trabalho dos bombeiros é muito intenso, porém, no exato momento, houve uma reignição na Serra das Almas. Não posso dizer que está controlado não”, informou a coordenadora de Meio Ambiente de Rio de Contas, Dilceléia Anjos Santos ao jornal Correio. Segundo ela, em 2007 houve um incêndio com maior proporção do que este, que já é considerado de média a grande proporção.

Vídeo:


#buttons=(Aceito!) #days=(365)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Go it!