Atualmente o local encontra-se em situação crítica devido ao seu tempo de existência e a falta de restauração.
Informações Jornal da Chapada
Um casarão antigo, no município de Contendas do Sincorá, entre os povoados de Palmeiras e de Caraibunas, na Chapada Diamantina, foi encontrado por um morador da região que identificou, juntamente com outros habitantes, a possibilidade do local se tratar de uma senzala. De acordo com o rapaz, a estrutura fica localizada na fazenda ‘São João’ e possui, em média, 180 anos de história.
No entanto, atualmente, o local se encontra em situação crítica devido ao seu tempo de existência e a falta de restauração. A escravidão foi uma mancha histórica na sociedade, na qual pessoas foram torturadas, exploradas e mortas. A senzala era uma forma de moradia para populações escravizadas – que foram trazidas à força do continente africano para o Brasil por meio do sistema escravista dos portugueses.
![]() |
Habitantes de Contendas do Sincorá acreditam na possibilidade do local se tratar de uma senzala (Foto: Divulgação) |
As habitações tinham poucos recursos e conforto e eram as principais formas de moradia dessas pessoas nos períodos colonial e imperial. A experiência das senzalas existe desde o início da escravidão na América entre os séculos XVI e XIX. De acordo com o estudante Moisés Rocha Silva, outros habitantes do município de Contendas do Sincorá também acreditam na possibilidade do local se tratar de uma senzala.