No poço não é permitido banhar-se, mas isso não prejudica a visita e experiência no local; mas é um dos pontos turísticos mais procurados por visitantes.
O Poço Encantado é um dos cartões-postais da Chapada Diamantina (Foto: Reprodução/Wikipedia) |
O fenômeno ocorre em razão da posição do sol que permite a entrada da luz nas águas do poço, proporcionando um efeito visual de encantar tanto os moradores, quanto os turistas. Ao descer uma longa escadaria é possível chegar na entrada da caverna, quando a partir disso, o acesso torna-se íngreme e escuro. No entanto, a ajuda dos guias e das lanternas faz com que a visita à gruta seja uma experiência tranquila e atraente.
Além disso, o poço tem 65 metros de profundidade, com águas ricas em calcário, e 110 metros de comprimento. Nesse poço não é permitido banhar-se por conta de sua preservação, pois a sua cor azulada, intensa e transparente é devido à pureza de sua água, mas isso não prejudica a visita e a experiência. No local, só são permitidas entradas de grupos com até 12 pessoas, que são acompanhadas do guia turístico do poço. O recomendado é que os visitantes levem apenas água e máquina fotográfica para registrar os momentos.
Reabertura
O Poço Encantado voltou a receber visitações em 26 de outubro de 2020, com os protocolos de segurança recomendado pelas autoridades de saúde. As atividades funcionam todos os dias, nos horários entre 8h e 16h. É obrigatório a utilização de máscara no local e todos os visitantes verificam a temperatura em termômetro digital ao chegarem na recepção. O máximo de temperatura aceitável é de 37.5. Para aqueles que esqueceram ou não têm a proteção do rosto, o local vende máscaras.
Agendamento
Os visitantes podem fazer seus agendamentos via WhatsApp clicando aqui.