A tranquilidade da zona rural atrelada à beleza das paisagens da Chapada Diamantina têm conquistado muitos turistas que optam por passar o dia ou se hospedar em sítios e fazendas. Listamos algumas alternativas para quem busca o sossego do campo.
Fazenda Pousada Vaccaro
Situada em Rio de Contas, produz a famosa cachaça envelhecida e premiada Serra das Almas, feita de modo artesanal e com cana de açúcar orgânica. No local, é possível ficar hospedado em cabanas bioconstruídas, conhecer o processo de produção da bebida e curtir diversas opções de lazer, como passeio a cavalo e tirolesa. A fazenda trabalha com esquema de Day Use, no qual se paga uma taxa de uso do espaço, que inclui todas as atividades recreativas, almoço e passeio pelo alambique.
Fazenda Terramater
Localizada ao sul do Parque Nacional, em Ibicoara, os interessados em agroecologia e cultivo biodinâmico podem conhecer o sistema agroflorestal de plantio, com destaque para o café especial exportado até para o Vaticano, e de hortaliças. Também é possível se hospedar no próprio local e conviver mais de perto com o ritmo campestre.
Fazenda Moendas
Fazendas de Café
Cavalgadas
A cultura do vaqueiro, registrada como patrimônio cultural imaterial da Bahia, é festejada em diversos municípios com a realização das cavalgadas. Reunindo antigos e jovens vaqueiros e amazonas realizam travessias que terminam em festa com comida regional e música. Algumas dessas festas são a Cavalgada Ecológica da Chapada, em Lençóis; a festa Amigos da Cavalgada, em Barra da Estiva, e a cavalgada da Amizade, no distrito de Cabrália, em Piatã.
Compartilhar WhatsApp