Ferramenta tem intuito de não gerar aglomeração e impacto ambiental no atrativo.
A Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, resolveu adotar a venda online de ingressos, no valor de R$15 por pessoa, sendo já possível fazer a aquisição de forma antecipada por meio do site ‘Janoo’, uma plataforma digital de agendamento em atrativos turísticos de natureza. Logo, o atrativo se torna o primeiro atrativo turístico a aderir a modalidade na Chapada Diamantina.
Por enquanto ainda está permitido frequentar o local sem a aquisição do ingresso através da plataforma. Contudo, já a partir do dia 13 de setembro, o agendamento acontecerá somente por pagamento online. Além disso, a capacidade de visitantes passará a ser de 200 pessoas por dia, para não gerar aglomeração e impacto ambiental.
De acordo com o secretário de turismo de Ibicoara, a preservação ambiental “é a primeira finalidade da unidade de conservação”. Para adquirir o ingresso basta realizar o cadastro, agendar, efetuar o pagamento e apresentar o QR Code na portaria. As normas do Parque Natural Municipal do Espalhado também precisam ser seguidas.
Para o diretor de tecnologia da plataforma, Lucas Miranda, a funcionalidade registra uma crescente adesão do público, no qual, mais da metade das últimas visitas têm sido agendadas e com dias de antecedência. “Foi uma demanda dos próprios visitantes”, esclarece sobre a praticidade da compra online.
A ferramenta também foi útil para o condutor de visitantes, Alan Tavares, por questão da reserva e por ser obrigatória a contratação de um condutor de visitantes local. “Antes era necessário ir até o centro da cidade de Ibicoara para retirar o voucher e muitos visitantes não queriam fazer isso. Agora, tanto os condutores, como os turistas, podem fazer isso sem sair de casa”.