É um passeio imperdível para quem quer conhecer a Chapada Diamantina.
Situada na Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus-Iraquara, a cachoeira oferece um visual de rara beleza a partir de seus quase 70 metros de altura, emoldurados por mata preservada.
O nome "Mosquito" remonta aos tempos de mineração e foi o nome dado aos minúsculos diamantes encontrados no poço da cachoeira onde o ouro era extraído. Atualmente, as atividades que substituíram a mineração dentro e ao redor das cataratas incluem contemplação, caminhadas e banho.
O percurso da trilha tem 980 metros de extensão, com nível de esforço físico leve e moderada. Por fim, o prêmio é a chegada na Garganta do Rio Mosquito à direita, o véu de noiva espalhado em frente ao muro à esquerda, com a impressionante força da água, até a beleza da vegetação rochosa nela encerrada, a possibilidade de pegar um "mosquito" no meio de um achado de cascalho.
Cachoeira do Mosquito é um passeio imperdível para quem quer conhecer a Chapada Diamantina. A combinação de cachoeira, rochas e vegetação cria um ambiente único e mágico. Sentar na pedra e sentir a água é revigorante em meio a beleza natural. Esse passeio pode ser combinado com uma visita ao complexo Serra das Paridas para ver as pinturas rupestres.
Siga nosso Instagram